ter. nov 12th, 2019

Central do Maranhão receberá ações do programa Maranhão Quilombola

Central do Maranhão será o próximo destino do Litoral Ocidental Maranhense, a receber de 30 de julho a 01 de agosto, a Caravana Maranhão Quilombola, uma parceria do Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Igualdade Racial com a Prefeitura de Central do Maranhão, em mais um trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio das demais secretarias municipais.

A caravana, que terá como polos as comunidades de Monte Cristo e São Sebastião, contemplará todas as áreas quilombolas do município e povoados vizinhos, com ações e serviços, voltados e focados para as políticas públicas de fortalecimento da herança quilombola.

Para o prefeito Ismael Monteiro o esforço em conjunto das secretarias municipais mostra o compromisso do governo em realizar ações que gerem desenvolvimento para as comunidades locais.

“Nunca na história de Central um governo foi tão preocupado em buscar desenvolvimento e melhores dias para a nossa população, agradeço a parceria com o Governo do Estado, que muito tem nos ajudado. Dessa vez os trabalhos serão especialmente voltados para as comunidades quilombolas, mas o trabalho não para, outras ações em parceria ainda serão realizadas” garantiu o prefeito.

Entre as ações que serão disponibilizadas pela equipe da caravana estão:
· Formação e qualificação dos profissionais de saúde
· Palestras Educativas: DST’s, Violência contra a Mulher, Identidade Étnico Racial, Educação e as relações Étnico Raciais
· Oficina: Chef Mirim e o aproveitamento integral dos alimentos
· Emissão de documentos
· Busca ativa do CAD e atualização do Bolsa Família
· Apresentação da Campanha de Auto identificação de povos e Comunidades Tradicionais
· Atividades educativas e recreativas para crianças.
· Emissão de DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf)
· Oficinas sobre PAA e PNAE
· Oficinas sobre plantas medicinais e sementes crioulas

A ação, que faz parte do Programa Maranhão Quilombola, é um instrumento de ações articuladas de políticas públicas, destinadas às comunidades quilombolas do estado, com diretrizes orientadas a partir do Programa Brasil Quilombola. O objetivo é implantar a Saúde Integral da População Negra através do Fortalecimento das Ações de Atenção Primária e Vigilância em Saúde.

ÓRGÃOS EXECUTORES DA CARAVANA
· Secretaria de Estado Extraordinária da Igualdade Racial
· Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular
· Secretaria de Estado da Educação
· Secretaria de Estado da Saúde
· Secretaria de Estado da Mulher
· Secretaria de Estado da Agricultura Familiar
Secretaria de Estado da Assistência Social

Comentários