17° Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação conta com a participação de Central do Maranhão

A Secretária Municipal de Educação de Central do Maranhão, Maricelma Arouche Maciel, participou na última semana do 17° Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado na cidade de Mata de São João no estado da Bahia.

Com o tema Qualidade da Educação: financiamento, gestão e aprendizagem, foram realizadas conferências, mesas-redondas, minicursos e visitas às salas de atendimento governamental. Para debater este e outros assuntos ligados ao tripé que sustenta a educação pública brasileira, a Undime convidou os Dirigentes Municipais de Educação de todo o Brasil para participarem do fórum.

Ao longo dos quatro dias de programação, o evento mobilizou cerca de 1.500 dirigentes, técnicos de secretarias e educadores para discutir assuntos como o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) como mecanismo de financiamento para a garantia da qualidade da educação, a apresentação das ações Inter setoriais na promoção da qualidade da educação, o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos municípios, além de políticas e programas para garantir o direito à educação e minicursos do Conviva Educação e a Busca Ativa Escolar.

“Encaramos a educação como um fator prioritário de transformação para a vida das pessoas, em Central, buscamos sempre garantir a melhor qualidade de ensino possível para os filhos dos Centralenses e foi em busca disso que viemos participar deste Fórum. Aqui, gestores da educação de todo o Brasil discutem ações e somam esforços para garantir uma educação de qualidade em seus municípios, conosco não poderia ser diferente” afirmou a secretária.

Realizado em um período de intensas discussões no que diz respeito ao financiamento da Educação, mais especificamente ao Fundeb, cujo prazo de vigência se encerra em 2020, o 17º Fórum Nacional da Undime foi um momento determinante na formação de gestores e educadores, pois é um espaço democrático de debate sobre os cenários postos para a educação.